sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Criminalidade em SP - " Guerra declarada"


         Até o dia 26 de outubro de 2012 o estado de São Paulo registrou: 86 PMs mortos em horário de folga; 03 PMs mortos em serviço; um policial civil morto; 01 GCM morto de folga ( GCM de Praia Grande );95 policiais foram vítimas de tentativa de homicídio; 01 (uma) tentativa de homicídio GCM de Cotia;01 carro incendiado;17 ônibus incendiados; 11 bases da PM foram alvejadas; 03 Bases da GCM atacadas; Um viatura da GCM de Taboão foi atingida por disparos; integrantes do PCC morreram em confronto com a ROTA, boatos de toques de recolher em algumas cidades. Sem contar os fatos que não são registrados ou não entram nas estatísticas da secretária de segurança pública de SP. 

 Se em cada estado existe um problema relacionado com a segurança, em São Paulo o “ calcanhar de Aquiles ” é o PCC, que na maioria das vezes nossos governantes declaram que não existe. Porem segundo reportagem do Jornal Estado de SP “O sistema de monitoramento de crises do governo federal aumentou o alerta para São Paulo por causa das ações recentes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Um relatório especial feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que abastece o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ligado à Presidência da República, mostra que a situação, ruim há alguns meses, tende a se agravar em razão da resposta do grupo às ações das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar.”

As informações da Abin são de que o PCC se armou e se expandiu nos últimos anos. Apesar de concentrar as ações em São Paulo, ele teria associações com criminosos em diversos Estados, especialmente nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. Enquanto isso no Palácio dos Bandeirantes o governador de São Paulo declara que tudo está sob controle e que não está acontecendo nada.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei um artigo no Blog Segurança Pública Municipal interessante, segue algumas frases do texto:


"Se a sociedade se cala, não se mobiliza, é porque consente.................Porém, se os policiais se mobilizarem e fizerem greve, eles, policiais, serão condenados porque deixou a sociedade á mercê de bandidos.......Que tal não deixarmos chegar a esse ponto? Que tal a sociedade, as redes sociais começarem a se mobilizar exigindo atitude das autoridades para que a vida daqueles que zelam pela nossa vida seja preservada.

 

Se grupos de policiais se unem para “fazer justiça com as próprias mãos” a sociedade é contra. Se não faz nada é omissa e corrupta. A população reclama porque acha que é muito fácil manter a ordem pública na cidade. Mal sabe que, enquanto o jantar está sendo servido na família, na frente da televisão, no conforto do lar, do outro lado, no submundo, muito sangue está correndo, o nosso e o dos marginais. O serviço policial é a barreira que separa a sociedade e o submundo do crime.

O problema segundo o blog não está com a marginalidade, com os bandidos. Bandido é bandido!O problema está com as autoridades, com a falta de estratégias e de políticas de priorização e valorização da vida dos profissionais policiais. O problema está na omissão da sociedade em exigir e se assumir o compromisso de dar condições dignas de trabalho para aqueles que zelam diuturnamente pela nossa segurança, segurança de nossas famílias, segurança de nosso patrimônio.”

Como base no texto a seguir,  apresento alguns dos problemas relacionados com a segurança pública, o texto foi publicado há oito anos, o interessante é que parece tal atual, tirem suas conclusões."  O congresso diz que os Governadores precisam exercer sua autoridade para fazer as polícias Militar e Civil trabalharem em parceria. Governadores dizem que a criminalidade cairá se os grandes bandidos forem isolados em prisões mantidas pelo governo Federal. O governo federal diz que não pode administrar prisões porque o congresso não aprova lei nesse sentido. O congresso Nacional diz que o governo Federal não mobiliza sua bancada para tratar do assunto. O governo federal afirma que a responsabilidade maior é dos Governadores,  pois são eles que têm a policia. Os governadores dizem que a policia deles prende, mas a Justiça solta. A Justiça alega que cumpre a lei . O Congresso diz que as leis não atrapalham tanto, o que faz a Justiça lenta é a má administração e a improdutividade. A Justiça diz que não é lenta, o que falta é contratar mais juízes. O governo Federal diz que a Justiça tem funcionários demais e alega que boa parte do seu tempo é gasta refazendo  o trabalho da policia. " Revista Veja, em 30 de janeiro de 2002.

          Infelizmente uma das características que serve de ingrediente nas estruturas criminosas é a corrupção, seja ela através do judiciário ( venda de sentenças), corrupção de policias, patrocínios de campanhas políticas. O crime organizado possui conexões e ligações social, econômica e política, desta forma realização a lavagem de dinheiro tornando suas praticas mais difíceis de combatê-las.

        Sabemos que a avanço da criminalidade são os vazios deixados pelo Estado, as facções criminosas prosperam e avançam devido as brechas abertas pela corrupção e pela desproteção policial. Enquanto as policias Civis, Militares e atualmente as Guardas Civis estiverem atuando separadas gerando “rivalidades”, enquanto tivermos políticos interessados somente no seu bem estar e uma sociedade civil achando que não faz parte do problema, o crime se une e torna-se organizado ficando mais fácil sua atuação.

Se os agentes de segurança estão perdendo a vida, imagine a cidadão comum, não podemos fechar os olhos e achar que o problema não é nosso, a sociedade está perdendo os valores éticos e morais, o que é certo passa a ser errado e o errado é o certo, como escreveu Rui Barbosa “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

 

Siderley Lima, consultor de segurança.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

100% Segurança é utopia

             A violência urbana é um acontecimento que acompanha o crescimento populacional das grandes cidades, capitais ou metrópoles, tem sido um assunto frequente nos noticiários disputando espaço com a política ou esporte. Diante do quadro atual é preciso ter consciência de que a criminalidade existe e acreditar que a qualquer momento você pode ser a próxima vítima.
   Se aparecer alguma pessoa ou profissional de segurança e garantir que você ou o seu patrimônio está protegido 100% é melhor desconfiar, pois dentro do s estudos e planejamentos voltados a segurança, podemos afirmar que segurança 100% é uma utopia.
Dentro das medidas preventivas implantadas a segurança é um conjunto de medidas e procedimentos aliados aos investimentos em tecnologia e por fim o fator humano que é crucial. Todos os fatores mencionados juntos garantem uma segurança maior.É necessário que cada pessoa possua a real consciência da situação atual no que refere-se a criminalidade, adotando assim, uma cultura e conscientização de segurança preventiva e contribuindo para a redução das chances de você ou seu patrimônio ser alvo dos criminosos. Lembre-se o bandido quer facilidade e não dificuldade.
*Siderley Andrade de Lima, consultor de segurança , membro da ABSEG (associação brasileira dos profissionais de segurança, colaborador do CONSEG Alphaville/Tamboré e articulista do DicaSeg.com