DICAS PARA O GESTOR


QUEM É O GESTOR DE SEGURANÇA


DICAS E ORIENTAÇÕES PARA O GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL TER SUCESSO

 
No cenário atual no mundo dos negócios as mudanças são constantes, os profissionais devem estar preocupados com o seu crescimento e também com os conhecimentos. Dentro do mundo corporativo, entre as diversas áreas de uma empresa, encontramos o papel do gestor de segurança. Mas quem é o gestor de segurança, como ele trabalha, como ele atua? O que ele faz ? Onde ele busca seus conhecimentos ?

Segundo Roberto Costa (2007) o gestor de segurança é o indivíduo que conduz as suas intervenções com base na inteligência empresarial. Analisa os problemas na sua origem, analisa alternativas e propõe soluções pontuais e com investimentos adequados aos riscos.

Esse profissional tem a capacidade de atualizar constantemente seus conhecimentos sobre a tecnologia disponível na gestão de segurança empresarial e patrimonial. Tem também a aptidão para a comunicação verbal com a finalidade de convencer o interlocutor, utilizando conversação articulada e lógica irrefutável, transmitindo segurança diante de uma argumentação contraditória. Também devem ser desenvolvidas capacidades de interação com criatividade e criticidade diante de contextos diferenciados sociais e organizacionais.

Para atingir tais competências, o profissional necessita agregar diversas atitudes tais  como: liderança, respeito a opiniões divergentes, postura moral e ética, capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, espírito observador, humildade e perseverança.Conclui Roberto Zapotoczny.

O gestor de segurança empresarial  com base na inteligência estratégica, atua com agilidade e firmeza, capaz de planejar sistemas de segurança integrado, executar políticas estratégicas de proteção á continuidade dos negócios, analisa os problemas na sua origem, avalia alternativas e propõe soluções pontuais aos risco, ou aos pontos vulneráveis, elabora planos de segurança e contingências, faz analise de riscos, cria planejamento tático e técnico para o dia à dia da sua empresa,  orienta você e sua família prestando assessoria e consultoria   para a melhor solução mais viável na sua segurança pessoal. É responsável  ainda  pelos projetos de segurança dos shopping centers, condomínios verticais e horizontais, residências, empresas, aeroportos, teatros, escolas, industrias, hospitais, hotéis, estabelecimentos comerciais e tantas outras atividades.  O gestor de segurança tem um mercado que está em grande ebulição, mercado das pequenas, médias e grandes empresas de segurança privada, grandes empreendimentos, empresas com segurança orgânica e multinacionais.

            Segundo  Nino Meireles (2008) O Gestor de segurança tem que ser um profissional altamente qualificado. Uma pessoa que gerencie de forma científica. Que saiba interagir a teoria com a pratica. Alguém que tenha as competências ( conhecimento, habilidade e comportamento) necessárias para ajudar a empresa a ser altamente competitiva.
 

Dicas que um gestor de segurança deve saber:

-  Possuir formação acadêmica nos cursos de Gestão em Segurança

- Conhecer bem  a legislação de segurança privada;

-  Ter conhecimento estratégico de segurança eletrônica ( não precisa ser um técnico);

- Ter bons relacionamentos em segurança publica ( delegado, chefe dos investigadores, comando da GCM,PM e também do Corpo de Bombeiros),  para diversos atendimentos ( sequestros , roubos, investigações, eventos, etc);

- Fazer parte de redes de contato e associações ajudará bastante.

- Na área de segurança, um gestor pode tratar de assuntos, como recursos humanos, tecnológicos, barreiras físicas, procedimentos, etc.

- Ter conhecimentos técnicos de como  elaborar analise de risco;

- Levantamento das vulnerabilidades e pesquisa de segurança do local;

- Confeccionar relatórios e auditorias; 

- Os conhecimentos na área de segurança privada são fundamentais e ajudará  muito no  progresso profissional. A metodologia de segurança tem sofrido mudanças consideráveis todos os dias, por isso a atualização  é muito importante.

- Participar constantemente de cursos, palestras, treinamentos e congressos.

-Ter conhecimentos de administração de empresas,planejamento e estratégia empresarial, muitas vezes o gestor vai conversar mais sobre administração que segurança;
          

Segundo o Profº Brasiliano o profissional de segurança deve buscar constantemente conhecimentos, aperfeiçoamento e qualificação. Ter liderança, autonomia, criatividade, iniciativa, capacidade de análise, perfil empreendedor e compromisso com qualidade do trabalho são requisitos essenciais ao gestor de segurança de hoje. Conclui Brasiliano.
 

            Dentro de alguns comentários de alguns profissionais de segurança, podemos observar que o papel do gestor evolui a todos instante, hoje o mercado busca profissionais com


 Para aumentar seus    conhecimentos eu recomendo a leitura das seguintes revistas:

 
Revista SECURITY - www.cipanet.com.br ;

Revista Segurança&Cia. www.revistassegurancaecia.com.br:

Jornal da Segurança  - www.portaldaseguranca.com.br;

Jornal Segnews - www.segnews.com.br;


 Outra fonte importante de consulta é os seguinte sites.




 
 Fazer parte de uma entidade que visa promover capacitação, o aperfeiçoamento, tendo oportunidade de relacionar-se com os demais companheiros do segmento de segurança, manter-se atualizado é de suma importância. Sendo assim  veja as principais associações existentes; 




 
            O gestor de segurança tem que estabelecer metas no seu trabalho e também na sua carreira, gerenciar melhor o seu tempo, ter atitudes vencedoras, criatividade, ser líder, saber escutar muito mais do que falar, ser ético, perspicaz, enfim saber conhecer bem sua equipe, colocando em prática tudo o que foi mencionado, com toda certeza o profissional de segurança não vai ser o melhor, porém será um diferencial entre os demais profissionais, e se isso acontecer, o profissional estará trilhando o caminho do sucesso.
        
* Siderley Andrade de Lima, GCM de Jandira, exerceu a função de Supervisor responsável pela coordenação de cursos e treinamentos, ex-subcomandante. É consultor de segurança patrimonial, graduado do curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do blog sobre segurança http://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/; Colunista do site de segurança www.dicaseg.com; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros:  “Manual Básico do Instrutor de Armamento  Tiro”, “ Sobrevivência Policial no Confronto Armado e “ Manual de Segurança Preventiva “.

siderleyandrade@yahoo.com.br